26 junho 2007

Migrantes

Com a cidade a crescer a olhos vistos, Pequim absorve uma quantidade enorme de trabalhadores migrantes vindos das províncias mais rurais da China.
Não será concerteza um fenómeno único da China, e creio que posso dizer que Portugal já passou pelo mesmo, apenas com a diferença da escala: aqui são contados aos milhões.

A diferença substancial em relação a outros casos prende-se sobretudo com o facto de estes trabalhadores necessitarem de uma autorização para ficarem em Pequim - o "hukou".
Caso contrário vão ter de regressar (ou ficar ilegais, sem direitos).
Essa autorização só é passada caso os trabalhadores tenham contrato de trabalho (antes de começarem a pensar "vê-se logo que é uma ditadura" devo dizer que creio que é mais ou menos o mesmo que se passa com os imigrantes em Portugal para renovarem o visto).
O governo pretende com isto evitar o aparecimento de grandes favelas e bairros de lata sem condições no arredor das cidades.

No meu dia-a-dia apenas dou por eles quando passo pelas obras: ao lado de cada edifício em construção, é sempre construido um mini-bairro interno para os trabalhadores.
As casinhas, normalmente azuis, não têm mau aspecto (e algumas têm mesmo ar condicionado, coisa que a que nem alguns "laowai" (calão para "estrangeiro") têm direito).

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só uma nota... os "hukous" datam de 1958 e depois de muita polémica e injustiça durante os últimos anos, está agora e finalmente a instituir-se o fim do "Hukou".
Os contratos de trabalho são muitas vezes a forma de ter autorização de residência na capital ou outras cidades.
M. João Belchior

26 junho, 2007  
Blogger Setora said...

E eles são muuuuuuuuuitos milhõõõõõõõõõõõões.
Se forem tooooooodos para as cidades costeiras a Terra empina ou empena...

27 junho, 2007  

Enviar um comentário

<< Home