25 junho 2007

Algumas razões para um certo desconforto

1 - Está um calor de morrer. O verdadeiro bafo. Temperaturas máximas frequentemente acima dos 40º. A imagem de cima tem a previsão para amanhã: 40º mas fazendo-se sentir como se fossem 48º. Qualquer actividade na rua fica fora de questão.

2 - O meu ar condicionado não funciona. Aliás, fiquei a saber que nunca funcionou. Depois de 1001 discussões e situações profundamente enervantes (em chinês?) com o senhorio, com o condomínio e com os homens das obras, fiquei a saber que o apartamento nem sequer tem tubos para circular o ar. O aparelho digital na parede para regular a temperatura e o respiro no tecto são uma profunda aldrabice, simplesmente para enganar.

3 - Há mais de 2 semanas que não vejo o sol. Apesar do calor e da luminosidade ofuscante, o sol não se vê. Sabe-se que está lá mas não se vê. A cidade está sempre coberta por uma camada de smog.

4 - Uma máquina multibanco "comeu-me" 2000 Yuans. São "só" 200 euros. Engoliu-os antes que eu pegasse neles. Já fui ao banco 3 vezes para "conferenciar". Falei com umas 10 pessoas e ainda não sei se vou ver o dinheiro de volta.

5 - Os dias são cada vez mais longos. Isto normalmente não é um problema, mas aqui é. É que na China não muda a hora. Vai daí e... por exemplo hoje, o sol nasceu às 4.47. Fica dia antes das 4 da manhã. Como os quartos não têm persianas e as cortinas não escurecem muito... o sono fica um bocado atrapalhado.

6 - Para ajudar a atrapalhar o sono (como se não bastassem os mosquitos) aconteceu-me ainda mais uma. Há cerca de 2 semanas começaram a escavar os alicerces para um prédio mesmo ao lado do meu (foto em baixo). Como de dia está calor e os camiões não podem circular na cidade... trabalha-se de noite. Da umaaté às seis da manhã é um inferno de escavadoras, camiões, buzinas, etc. Uma barulheira!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por cá falta calor.
No dia 23 esteve bom - o s. pedro a ajudar o s. joao - mas de resto está fusco e frio à noite.
p

25 junho, 2007  
Blogger Setora said...

Mas que ideia a minha de ir à China em Agosto. Eu que suporto tão mal essas caloraças.
Ainda bem que me fiquei pela viagem contigo.
Abraço

27 junho, 2007  

Enviar um comentário

<< Home