23 abril 2007

O ano do Porco - nascimentos e casamentos

Este é o ano chinês do Porco. Mais do que isso, é o ano do Porco Dourado.
Dispensam-se piadas fáceis sobre a coincidência com a minha vinda para cá.
O calendário chinês baseia-se em ciclos da lua e associa um animal a cada um dos doze meses do ano. Os astrólogos prevêem o futuro através das relações entre os animais e as características de cada ano.
Reza a tradição que os bebés nascidos em ano de "Porco Dourado" terão boa sorte toda a vida. Os casais chineses levam a crença a sério, uma vez que esta conjugação de factores só acontece a cada 60 anos.

Vem isto a propósito de uma notícia que eu vi no outro dia sobre os problemas inerentes a este acontecimento.
Acontece que a existência de um "Porco Dourado", aliado à política de "um filho por casal" fez com que muitos casais apontassem baterias para este ano.
Fazendo umas contas simples, a notícia explicava que, imaginando que uma parte significativa dos casais antecipou os planos de ter filhos que teriam só para o ano ou daqui a dois, e outra parte "se andou a poupar" nos últimos dois anos, facilmente chegaram a contas que apontavam para este ano irem nascer cerca de 3 ou 4 vezes mais bebés do que no último ano ou que nos próximos.
Já imaginaram os problemas que isto acarreta para as maternidades e para os hospitais e, no futuro, para as escolas onde os meninos vão estudar?

Lembrei-me de escrever sobre isto porque ontem fui a um parque (Ditan) onde, aproveitando as flores da Primavera, havia dezenas de noivos a tirarem fotografias.
Entre um aberrante piano branco no meio do jardim, uma cesta de bambú pendurada numa árvore e umas placas de esferovite para regular a luz, safavam-se algumas noivas que, para sorte dos noivos, eram bem engraçadas.

Antes de fazerem algum comentário mais irónico, devo dizer que acho que o imaginário de um casamento em Portugal não é assim tão diferente deste. Ou é?

Já agora, para aqueles mais interessados, deixo uma informação relativa a um costume chinês: Nos casamentos é costume colocar um caractere da "dupla felicidade" (como o em baixo) num local bem visível para os noivos.
A história associada a esse caractere pode ser encontrada aqui (em inglês).

7 Comments:

Blogger Dama do Oriente said...

Nao sei se e coincidencia, mas sei de imensos bebes a nascer em pt este ano.

23 abril, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Aqui não temosw porco dourado. Só mesmo apitos...

Essa economia (mal) planificada...

Abraço dourado

23 abril, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo postal snail. Muito giro.

Abraço

23 abril, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tanto qto me é dado a conhecer, até podem ser bem piores...havia uns no jardim soares dos reis,q valha nos deus...
Isto para n falar da comum sessão fotográfica na praia, sempre mto natural...o noivo a pegar ao colo a noiva (lindo....)
E as fotos, em casa dos noivos, em frente aos espelhos...ai...
Deve ser algo generalizado...
Ana Sofia

23 abril, 2007  
Blogger Setora said...

O noivo também não me pareceu nada mal...até os jovens das luzes...

O espectáculo também é globalizado.

Essa história das crianças aos milhões a nascer este ano abrirá ramos de negócio - camas recicláveis de usar e deitar fora para as maternidades, pré-fabricados com duração espectável de 20 anos para conter o excesso de crianças num determinado ano escolar...

25 abril, 2007  
Blogger Setora said...

Lembrei-me do casamento do filme "Milho vermelho". Isso sim, era uma coisa lindíssima.

25 abril, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Este facto curioso gera várias oportunidades de negócio. Se eu fosse a ti, abria uma barraquinha com fertilizantes, afrodisíacos, tipo pau de cabinda. Que tal a ideia?... Aquele abraço

26 abril, 2007  

Enviar um comentário

<< Home