15 abril 2007

Papagaios

O rápido desenvolvimento da China é um fenómeno bastante recente (10-15 anos).
Como é sempre mais rápido mudar a forma do que o conteúdo, esta evolução é motivo para grandes contrastes que se podem encontrar no dia-a-dia de Pequim.
Coexistem com os executivos engravatados e com os arranha-céus de vidro e aço uma série de pequineses que ainda se dedicam a actividades mais tradicionais.
Um exemplo do que estou a falar é dado pelos senhores que é comum encontrar a lançar papagaios de papel.
Quando os dias são de sol e se levanta uma aragem, é frequente ver inúmeros papagaios coloridos nos céus de Pequim.
Não se pense que isto é considerado uma simples brincadeira de criança, pois o mais normal é que os papagaios sejam lançados por uns senhores de uma idade já bem madura.
Alguns deles, à falta de um jardim ou parque próximo, utilizam mesmo os locais mais inverosímeis: já os vi a lançarem papagaios no meio de rotundas e de nós de acesso às auto-estradas.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Papagaios, macacos e motos

Isso deve ser a versão chinesa do "Vai pentear macacos". "Vai lançar papagaios" deve ter mais a ver com a cultura pachorrenta local. E eles vão... Cá também há uns senhores que vão para os sítios mais improváveis esticar fios de nylon a ver se pica. Deve ser para fugir às respectivas.

Por cá fui ontem a Lamego ao dia do motociclista. As espectativas eram altas: Muitos grunhos, muitos picas, aceleras, rateres, padres e bençãos à mistura. Desilusão total: Malta afável, simpática, de condução cuidadosa e lenta e encontrei uma data de gente conhecida. Claro que havia um ou dois exemplares dignos de nota pela negativa, mas logo marginalizados pela restante comunidade.

O passeio foi muito agradável e o tempo esteve óptimo. O almoço no Pinhão deixa saudades.

Lamego é que foi uma desilusão. A terra é gira, mas não conseguiu receber os milhares de motociclistas e de motos. Não havia sequer onde comprar um presuntito ou outro souvenir. Mesmo uma vulgar água de garrafa foi difícil... Tivemos apenas direito a uma procissão muito, muito mixuruca: Três cavalos e respectivos burros da GNR, dois andores do tamanho de tabuleiros de café carregados por eminências pardas, seguidos de três motociclistas de aspecto peculiar a carregar artefactos religiosos e mais uma data de porta bandeiras dos motoclubes. E 10 pessoas atrás...

16 abril, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Em do trainspotting lançam papagaios, parece-me bastante melhor.
Vê lá se arranjas quem te faça um e aprende a fazer umas manobras complicadas para não fazeres fraca figura ao pé da 3ª idade.
Um bom local seria o cimo do teu prédio.

16 abril, 2007  

Enviar um comentário

<< Home