27 abril 2007

A arte de... estar de cócoras

Filosofias à parte, uma das coisas que separa claramente a chamada "cultura oriental" da "ocidental" é a capacidade de sentado sobre os calcanhares (eu não sou muito destas dicotomias ocidental/oriental).

É mais do que frequente encontrar os chineses nesta posição, sejam eles empresários ou operários, seja para descansar, ler, jogar, conversar, ou outra coisa qualquer.
Mesmo quando existe um murinho ou um banco por perto, muitas vezes são preteridos em favor desta posição.Para os “ocidentais” dominados há centenas de anos pela ditadura da cadeira trata-se de um exercício complicado, pois as articulações e os músculos já não se adaptam a tal posição com facilidade.

Isto aplica-se também às casas de banho, onde normalmente não existe uma sanita mas sim um buraquinho (também conhecido como “à caçador”).
Claro que para os chineses isso é um descanso, mas tenho ouvido bastantes queixas dos portugueses que estão comigo (sobretudo das portuguesas).Devo dizer que tive um professor de yoga que dizia que a cadeira tinha sido das piores invenções da humanidade, e que muitos dos problemas de postura, equilíbrio, articulações, etc. eram derivados do seu uso.
Realmente, existe uma série de teorias que advoga as grandes vantagens de estar de cócoras. (aqui um site em inglês)

Relativamente às casas de banho, o mesmo professor dizia que havia de escrever um livro denominado “A arte de Benka Ghar” em que iria explicar as grandes vantagens da posição aqui referida e muitas outras coisas relacionadas com “a arte”.
E não é que escreveu mesmo?
Encontrei o Link aqui.
Parabéns Edson.

6 Comments:

Blogger Sol said...

Por isso não lhes doem os joelhos!! Já estão habituados.

Quanto às cadeiras, realmente, pensando no orçamento das cadeiras lá para casa, mais apetece não precisar delas :D

27 abril, 2007  
Blogger Setora said...

Pois eu também gosto desse modo de descanso. Pensei que seria uma costela mexicana mas afinal bem pode ser chinesa.

E é na verdade a forma de Benka Ghar.
Parece que também seria adequada para parir. As mulheres que, no termo da gravidez, partiam para os seus trabalhos no campo com uma canastra à cabeça que um dia lá servia para transportar o recém-nascido, deviam fazê-los nascer desse modo.

28 abril, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Nada como uma boa cama.
Não estejas de pé se puderes estar sentado, não estejas sentado se puderes estar de pé.

p

30 abril, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A Margarida também adora essa posição... Serão influências chinesas?... Eu no lugar e na estatura dela preferiria os bicos de pés...

Um abraço Benka Ghado

30 abril, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Realmente dizem q essa é a melhor posição para "dar à Luz"... aquela em q o corpo está suficientemente relaxado para que seja mais fácil a saída, mas lá para Junho eu digo-te mais alguma coisa :)
Até lá diverte-te!
Beijinhos
Maria Ana e Maria

04 maio, 2007  
Blogger Unknown said...

Minha mae que se criou no Norte de Brasil, sentava-se de cocoras por horas a fio e detalhe fumando o seu cachimbo com tabaco verde um habito adquirido muito cedo
Agira entendo como esta posicao nao a incomodava💐🌸🌺 e ja com idade avancada😄🤶

09 dezembro, 2018  

Enviar um comentário

<< Home