05 abril 2007

Pingyao - o regresso

Isto de ter ido passar um fim de semana fora já deu para ocupar uma semana inteira com Posts.
Apesar de naturalmente ainda existirem muitas coisas por contar, este vai ser o último, pois não quero tornar-me muito maçador. Vou apenas contar uns pormenores do regresso a Pequim.

Para grande satisfação nossa, conseguimos com que o regresso fosse feito de avião, através da (até então) desconhecida "Hainan Airlines". Os simpáticos 30 Euros que custou a viagem deixavam alguma apreensão no ar.

Como Pingyao não tem aeroporto (ou se alguma vez teve, já deve estar coberto pela poeira) o voo partia de Tai-Yuan, a capital de Shanxi, que dista uns 100 quilómetros de Pingyao.
Arranjamos um motorista e uma Toyota Hiace.


Isto permitiu-nos ter um contacto real com as estradas chinesas.
Aprendi que a forma mais segura de ultrapassar é pela direita, porque pela esquerda podem vir carros de frente. A faixa lenta é a da esquerda, assim os choques frontais são menos graves... rica teoria.

Mas o melhor foi a experiência "once in a lifetime" de andar em contramão na autoestrada. É que numa dada altura da "auto-estrada" pareceu-nos vislumbrar ao longe umas cabines de portagem. O nosso simpático motorista, com pena que nós tivessemos de dividir uns 2 euros pelas 10 pessoas, decidiu fazer inversão de marcha e seguir uns quilómetros para trás em contramão.
Mal encontramos um caminho de cabras que permitia sair da auto-estrada saímos, contornamos as portagens, e voltamos a entrar... perfeito.

Com este motorista "pé na tábua" acabámos por chegar a Tai-Yuan muito antes do previsto. Ainda deu tempo para almoçar e tomar café (sendo que o café custou o dobro do almoço).

Apesar da descolagem turbulenta, a Hainan Airlines portou-se muito bem.

E podem acreditar, que pela primeira vez, chegar a Pequim me fez quase sentir como chegar a casa.

1 Comments:

Blogger luisinho said...

Nesta viagem deves-te ter sentido como o crocodile dundee na ribeira do porto. :)

07 abril, 2007  

Enviar um comentário

<< Home