28 fevereiro 2007

Fuminho

Uma das primeiras coisas que chamam a atenção quando se chega a Pequim (se não mesmo a primeira) é a poluição.

A cidade até agora esteve sempre envolvida por uma nuvem de fumo. Nem sequer se consegue ver o sol, conforme se constata nas seguintes fotografias:
A fotografia do lado esquerdo, é a torre do escritório da SPI, onde eu trabalho, no 9º andar.

Isto não seria demasiado preocupante se se tratassem simplesmente das condições meteorológicas e dar-se o caso de Pequim ser "o Porto da China" que por sua vez é "a Londres de Portugal", ou seja: uma cidade em que há bastante nevoeiro. Maaas, fazendo uma pequena pesquisa:

Segundo a Agência Espacial Europeia, Pequim e seus arredores do noroeste da China são a zona do mundo com maior nível de dióxido de azoto - um dos principais gases que contribuem para a formação de smog (mistura de fumo e neblina). Pequim tem menos de 100 dias de sol por ano (eu ainda não vi nenhum). Este gás pode provocar problemas pulmunares graves e tem origem nas emissões poluentes das centrais eléctricas, da indústria pesada e dos veículos.

No início de Novembro, a Agência de Proteção Ambiental de Pequim fez uma advertência aos moradores, pedindo que permanecessem nas suas casas. As partículas inaláveis suspensas no ar atingiram 300 microgramas por metro cúbico, isto é, as atividades ao ar livre foram consideradas perigosas para a saúde humana.

Para um limite máximo de 50 microgramas por metro cúbico de partículas no ar, recomendados pela OMS, Pequim tem sempre mais de 100. Estima-se que a poeira gerada pela construção civil (realmente em trabalho incessante) corresponde a 20% a 30% das partículas suspensas no ar. Uma proporção maior, em torno dos 40%, é gerada pelo tráfego automóvel (mais de 2,5 milhões de carros). O que sobra... deve-se a fábricas e centrais eléctricas (algumas delas a carvão) que se encontram espalhadas pela cidade.

Uma bela ilustração do que estou a falar é a fotografia seguinte:
Na foto, aparece o meu prédio do lado direito... e à esquerda, a menos de 50 metros... uma central (ou uma fábrica, não sei).

Só espero que o vento esteja sempre para o outro lado.

5 Comments:

Blogger Elsa Oliveira said...

Eu também espero bons ventos para ti!
Podes sempre usar aquelas máscaras quando andas na rua...
Estou a falar a sério...ninguém te conhece e não!

Mais beijocas

28 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Xiça....cobre-te!

01 março, 2007  
Blogger Unknown said...

Concordo com a Elsa, ninguém te conhece e não, mais vale andares com uma mascarazinha.
Realmente, peixes em aquários, carne estranha, apartamento sujo, ambiente completamente poluido, tudo em chinês ou quase tudo...FOGE!!! Venha o saco azul, o apito dourado,a Fátima Felgueiras e até, vá, o Paulo Portas...

Beijinhos.

01 março, 2007  
Blogger psyche said...

Bem...pena não sabermos isso tudo antes de teres ido..é q já nem saías, que nós não deixavamos!!
Mas de que estás à espera para vir embora??? Hum? Será preciso ir aí buscar-te? :P
Bjinhosss..mts

01 março, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Acho que é melhor não dares muita confiança a essa vizinha.

02 março, 2007  

Enviar um comentário

<< Home