06 junho 2007

Deserto Mongol

Ainda na Mongólia, fui ver o deserto a Xiangshawan, que quer dizer "o desfiladeiro das areias ressonantes".
É o início do grande Deserto do Gobi.
Desta vez não houve surpresas: a paisagem era comforme o esperado: areia.
1 - Paris - Dakar?
Uma das coisas que deu para fazer foi andar numa viatura estranha sobre a areia. Consegui perceber que se tratavam de jipes soviéticos camuflados de algo que eu não consegui perceber.
Para além da adrenalina notável de subir e saltar dunas, fica na memória a nuvem de fumo preto que faz inveja às centrais eléctricas de Pequim.
2 - A nova rota da seda
A rota da seda passava por aqui. A rota da seda era o caminho que unia o ocidente e o oriente. Isto, antes de um povo extraordinariamente evoluido ter conseguido fazer o mesmo por mar. Agora... ficaram os camelos para os turistas.
3 - O escorregão gigante
Ese ponto é só para falar na parte mais divertida: descer uma duna gigante numa prancha tipo trenó. O tradicional Sku, mas neste caso na areia.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Poe cá fui fazer o lés-a-lés. Foi muito giro. De moto desde Arcos de Valdevez até Marvão (Sexta) e de Marvão até Faro (Sábado), sempre por estradas nacionais e muitas curvas. Ao fim de 1800 km num fim de semana preciso de um rabo novo. Passa-se em sítios giríssimos e fica-se com grande vontade de lá voltar com mais tempo. Ainda deu para passar 2 rios de moto. No primeiro molhei os pés, no segundo levantei-os. Vai-se aprendendo...

Sku, não fiz. A Margarida é que havia de gostar disso.

Grande Abraço

11 junho, 2007  

Enviar um comentário

<< Home