24 maio 2007

Hong Kong

Fui para Hong Kong sem grandes expectativas.
Hong Kong foi o primeiro sítio da China que eu fui visitar completamente sozinho.
Deve ser um dos poucos sítios para os quais viajei sobre o qual não sabia nada de antemão.
Não tinha ideia de qualquer "ícone", qualquer monumento, parque, museu, café, paisagem... nada.
Nem sequer tinha um mapa ou consultado um guia ou um site na internet.
Para além de Hong Kong ser o local de fabrico de grande parte dos brinquedos da minha infância (o célebre "made in Hong Kong"), o meu conhecimento prévio da cidade era muito reduzido.

Apesar de ser parte da China, na prática a teoria do "um país, vários sistemas" permite que existam muitas diferenças.
O voo de Xangai para Hong-Kong é considerado um voo internacional.
Pior ainda é que o facto de ter entrado em Hong Kong, na prática significa que se saiu da China.
Ou seja: o visto de entrada na China que eu tinha, não era válido a partir do momento em que entrei em Hong Kong.
Claro que isso não foi problema: apenas tive de tirar outro visto com carácter de urgência, o que não é difícil... mas é caro.
Como não me deixaram tirar um visto de trabalho, a partir de agora sou considerado um turista.

Por falar nisso, correndo o risco de me parecer um bocado com um guia turístico, vou deixar aqui os meus maiores destaques de Hong Kong:

1 - Os eléctricos
A primeira coisa que fiz em Hong Kong quando vi um eléctrico foi entrar num à sorte e ir ver a cidade. São eléctricos de dois andares meios desengonçados e pintados com as mais diferentes publicidades. Por si só dão alegria e vida a uma cidade onde vida é o que não falta.

2 - O pico Victoria
Do pico Victoria fica-se com uma ideia de Hong-Kong. Vê-se que a ilha ainda tem uma parte significativa de natureza e de verde e que os edifícios só aparecem numa pequena franja junto ao mar.
3 - O Star Ferry
O território de Hong Kong não fica restrito à ilha com o mesmo nome. Continua para o lado norte (Kowloon) e para algumas ilhas adjacentes. O Star Ferry é o barquinho verde e branco que faz a ligação para Kowloon.

4 - O espectáculo de luzes visto de Kowloon
Isto foi uma novidade para mim. Quando cai a noite fazem um espectáculo de luzes em que os próprios prédios se iluminam ao som da música. A música sai de colunas postas rua. Visto do lado de Kowloon é espectacular. Deixo ficar a única foto que me saiu bem:
5 - A praia
A costa sul de Hong Kong é bastante "deserta". Ou seja: há praias e portos de pescadores e não é a confusão que é no centro económico da cidade. Stanley, Deep water bay, Aberdeen. Apesar de não serem praia por aí além (sobretudo comaprando com as praias portuguesas), foi a primeira vez que vi praia desde que estou na China.

Ah! Em Hong Kong guia-se pela esquerda. Alguma marca os ingleses tinham de deixar antes de partir.
Ah! Em Macau também se guia pela esquerda. Ups...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isso são grandes aventuras.
Ontem tb bebi uma SuperBock em honra do Sporting... (estive quase p pedir uma green). De resto, xuva e chadrez. Lá fui o melhor classificado da minha equipa. Parece que as aulas (agora às quartas tenho treinos "livres", à quinta com professor) estão a resultar.

Aquele abraço

Raul

28 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tão viajadeiro que ele é....isso!!Faz inveja aos pobres pedintes que ultimamente não saem do percurso gaia - arouca, ou então, nos piores dias, arou-cagaia...
beijo
(reitero as palavras do luar em anteriores comment: volta depressa! Fazes cá falta!)

29 maio, 2007  

Enviar um comentário

<< Home