15 maio 2007

O Barbeiro de Pequim

Bem... eu pensava que já estava perfeitamente adaptado a Pequim, que já me conseguia safar com a maior parte das coisas, já me orientava, já conseguia ir às compras, escolher comida nos restaurantes, etc.
Mas claro, há sempre algo que consegue superar este meu optimismo:
É que vindo o calor... veio a necessidade de ir cortar o cabelo.

Primeira tarefa: escolher onde.
Opções não faltam: em Pequim, sempre que se passa numa loja que tem uma espécie de espiral giratória à porta... é um barbeiro / cabeleireiro.
O mal é que nem todos têm a melhor aparência e então decidi que ía correr menos riscos (pensava eu) e escolher um numa zona mais "da moda".
Fui para San Li Tun que é uma zona de Bares.

Mal meti os pés dentro do barbeiro/cabeleireiro a minha primeira reacção foi preparar um plano de fuga.
É que a minha primeira visão foi de uma meia dúzia de "simpáticos" de aparência exuberante, repletos de trejeitos, manias, e roupas e adereços no mínimo bizarros.
Pensando bem... a culpa foi inteiramente minha: cabeleireiro "in" numa zona "fashion"... tinha de dar nisto, seja na China, seja noutro lado qualquer.

Vem um tipo habituado a cortar o seu cabelinho na "Barbearia Invicta", onde somos atendidos por verdadeiros cavalheiros à moda antiga e onde existe uma exuberante loiraça para nos cortar o cabelo... chega a Pequim... e dá nisto.

O plano de fuga saiu completamente furado: a ideia era perguntar o preço e fazer de conta que achava muito caro e sair.
Claro que o preço nunca ía ser muito caro.
Não saí.

A partir daí... passei a ser o centro das atenções. Não só do "sortudo" a quem calhou cortar-me o cabelinho, mas de todos os outros.
Claaaro que nenhum falava inglês.
Claaaro que não consegui explicar minimamente como queria cortar (tudo isto no meio de risinhos histéricos dos meus novos amigos).
Independentemente disso, ele lá começou a cortar.Um verdadeiro artista: Uma tesourada... dois passos atrás.. mão no queixo... olhar de artista que avalia a própria obra... procura do olhar de aprovação dos outros... dois passos à frente para nova tesourada.
Após vinte ciclos destes, a minha paciência... esgotou completamente.
Eu já tinha de me morder para não me rir de nervoso.
O meu pensamento já era só: "ele volta a crescer".

No final, já eu pensava que me podia ir embora (com o pior corte de cabelo de sempre mas com uma história para contar) e ele manda-me esperar: Pega numa latinha de gel e vira-se para mim com o seu melhor inglês e um sorriso rasgado "Waaaaaaaax?".
Eu não tive coragem de dizer que não: vai daí e ainda passei mais 10 minutos com o meu novo amigo a fazer-me rolinhos e piquinhos no cabelo.
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!
O resultado? Há-de aparecer em próximos posts.

8 Comments:

Blogger Sol said...

isso de deixar a malta em suspenso...
toca lá a deixar aqui o registo do teu new look.

:D

19 maio, 2007  
Blogger Setora said...

Bela descrição.
Vimos tudo mas a fotofinish faz falta.
Bjs

20 maio, 2007  
Blogger aL said...

Eu já vi. Nem sabem o que perdem.. :)

20 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Isto é maldade... fazes esta descrição mais que completa e dpois não temos uma imagem? estás a deixar ansiosa uma grávida c desejos d ver os teus amigos fashion e o teu novo visual radical!!! :)
Beijinhos e continua a divertir-te :)
Maria Ana

21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Isso é uma experiência de pôr os cabelos em pé. Podias ter pedido para pintar de azul...

Abraco

21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Bem... eu já vi como ficou e posso dizer que estás um verdadeiro Tom Cruise... (resta saber se isso é bom ou mau...)
Nada disso, estás muito catita...

21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

És pouco exagerado, e pouco preconceituoso...
O corte ficou bem e n te aconteceu nada de especial (digo eu...)...
Só pq os senhores tinham uns trejeitos estranhos, e tavam preocupados e esmerados em fazer a sua obra de arte??? E o resultado, toda a gente diz q pareces o Tom Cruise (só q mais enfezadinho, he, he, he)...que queres mais (o sr até é bem interessante!), conseguiram de facto fazer uma verdadeira transformação...

Ana

22 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

olá,
deixo o meu primeiro post.
Não sei se o dia que tirei a foto foi o dia do corte de cabelo mas acho que enviei por email uma foto suficientemente razoável para mostrar esse novo corte de cabelo. Mete lá isso online. Estava em alta resolução.
A do nome "Pomposo".

06 junho, 2007  

Enviar um comentário

<< Home